domingo, 29 de novembro de 2009

Ainda os presentes

http://olhares.aeiou.pt/baixa_do_porto_foto1161470.html


Nomeadamente aqueles que não custam nada mas que me fazem tão bem. Estiquei o fim-de-semana, aviei as malas e decidi oferecer-me uns dias em casa com família, amigos, boas conversas, comida da mãe, lareira, frio e tudo mais que veio ter comigo. Dias memoráveis que valeram pelas recordações que deixaram e pelas que relembrei. A meio da manhã, enquanto o calor do sol tentava ser mais forte do que aquele frio húmido que só o Porto tem, refiz um percurso que percorria vezes sem conta nos meus tempos de (pouco) estudante mas (muito) universitária. Clérigos, 31 de Janeiro, Santa Catarina, sempre sozinha a observar o que havia mudado em tantos anos. Felizmente, algumas coisas (em mim e na cidade) mantém-se intactas. Uma das minhas predilecções (ainda) é a loja onde frequentemente ia fazer tempo enquanto esperava pelo autocarro e me obrigava a um esforço homérico para não gastar um escudo que fosse. Anos mais tarde, quase me tornei uma compradora compulsiva de blocos, cadernos, canetas, marcadores, caixas, caixinhas, brinquedos de madeira já para nem falar dos enfeites de natal todos tão originais... Adorei voltar ao meu Porto de abrigo e por certo não demorarei outros seis anos para lá voltar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Talvez a mais poética das cidades portuguesas, o Porto. Lembro cada pedacinho de vida que me levou a aprender a amar o Porto. Hoje é uma paixão.

Joana disse...

É uma cidade cheia de encanto!
Adoro o Porto!
Espero que não demores tanto tempo para lá voltar :)